A fisiatria, também conhecida como medicina física e reabilitação, é uma especialidade médica dedicada à avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos, neurológicos e relacionados à função física. Os médicos que praticam a fisiatria são chamados de fisiatras.
O principal objetivo da fisiatria é ajudar os pacientes a maximizar sua função física e qualidade de vida, especialmente após lesões, cirurgias, condições médicas crônicas ou incapacidades físicas. Os fisiatras são especialistas em terapias não cirúrgicas e abordagens de reabilitação, buscando melhorar a função, aliviar a dor, promover a independência e facilitar o retorno às atividades diárias.
Os fisiatras tratam uma variedade de condições, incluindo, mas não se limitando a:
Lesões Musculoesqueléticas: Como lesões esportivas, entorses, distensões, fraturas e lesões por esforço repetitivo.
Doenças Neurológicas: Como acidente vascular cerebral (AVC), lesões na medula espinhal, esclerose múltipla, lesões cerebrais traumáticas e neuropatias.
Dor Crônica: Como dor lombar, dor no pescoço, dor no ombro, dor neuropática e dor relacionada a condições médicas crônicas.
Deficiência Física e Reabilitação: Após cirurgias ortopédicas, amputações, lesões traumáticas, lesões cerebrais ou outras condições que afetam a função física.
Reabilitação Musculoesquelética: Através de terapias físicas, exercícios terapêuticos, manipulação osteopática, técnicas de relaxamento, entre outros.
Reabilitação Neurológica: Incluindo terapia ocupacional, terapia da fala, terapia cognitiva, terapia de movimento e outras intervenções para ajudar na recuperação neurológica.