Acupuntura

A Acupuntura é uma técnica milenar chinesa que trabalha a harmonização da energia do indivíduo através da aplicação de agulhas muito finas no seu corpo. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a manipulação das agulhas atua na energia vital, ou Chi, que flui por meridianos espalhados por todo o corpo. Um bloqueio no livre fluxo desta energia causa desarmonias, que podem se transformar em dor. 


A acupuntura tem sido, ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor. Mas não é só. Por meio dela é possível tratamento de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestório, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.

onde-encontro-clinica-de-acupuntura-para-enxaqueca-cronica
171523

Para que serve ?

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária. Para saber se a acupuntura é adequada para o seu caso específico, pergunte ao seu médico.

Benefícios da acupuntura

Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos, a diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo, e também em sua segurança.

acupuntura

A acupuntura não tem contra-indicações ?

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contra-indicada, desde que se evite a aplicação nos pontos que atuam como dilatadores do colo do útero e facilitadores da contração uterina; entretanto, ainda se trata de assunto polêmico, a não ser nas vésperas do trabalho de parto, quando a acupuntura pode auxiliar sua aceleração.

Quais são os outros efeitos possíveis da acupuntura ?

Além de sua importante ação analgésica e anti-inflamatória, a Acupuntura tem efeitos:

– Sedativo e calmante, que ajudam o organismo a relaxar
– Relaxante muscular
– Anti-emético (contra vômitos)
– Nas cólicas menstruais, ajudando a diminuir a intensidade das crises
– No auxílio da reabilitação do acidente vascular cerebral (derrame)
– No auxílio de dependências psicológicas (vícios)

Ansiedade e acupuntura

A Acupuntura tem bons efeitos no tratamento de ansiedade e estresse.

Coração acelerado, boca seca, vontade de chorar, roer as unhas e arrancar os cabelos. Estes são alguns dos sintomas percebidos por pessoas que sofrem de ansiedade. Este transtorno normalmente é tratado com medicamentos e terapias, porém há outras opções. A acupuntura vem sendo cada vez mais utilizada como tratamento adjuvante ou complementar para ansiedade e estresse.Confira detalhes abaixo.

Distúrbios de stress e ansiedade incluem o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), e stress pós traumático (NICE 2007; Clinical Evidence 2007). Estes distúrbios podem ser crônicos, e causar incapacidades e prejuízos importantes na qualidade de vida da pessoa, se não tratada (NICE 2007). Outros distúrbios e sintomas comuns como preocupação excessiva, transtornos de sono, irritabilidade e baixa concentração, ansiedade, podem resultar em sintomas físicos como excesso de suor, náuseas, diarréia, boca seca, palpitações, fadiga, tontura, e tensões musculares (American Psychiatric Association 2000).

Os sintomas da ansiedade generalizada vão muito além da ansiedade regular que as pessoas vivenciam no dia-a-dia. Os impactados são acometidos de forma crônica, e geram experiências de preocupação e tensão severas, normalmente sem causa. Essa desordem está envolvida com a antecipação de desastres, sendo comum a preocupação excessiva com a saúde, dinheiro, família e trabalho. Algumas vezes apenas o pensamento de passar por uma situação traz dias de ansiedade.

Pessoas com ansiedade generalizada não conseguem se livrar das suas preocupações, mesmo quando realizam que a ansiedade não se justifica. Pessoas com ansiedade generalizada também parecem incapazes de relaxar, apresentando problema para iniciar ou permanecer no sono. Suas preocupações são acompanhadas de sintomas físicos como tremores, contorções, tensão muscular, dores de cabeça, irritabilidade, sudorese, ondas de calor, tontura e falta de ar.

Fale Conosco

Endereço : Rua Juan de La Cruz, 295

e-mail: cmc295@terra.com.br

Fone: (11) 5562-9005 / 5565-0298